Caríssimos e caríssimas leitoras, certamente já todos se depararam com a situação de convidar uma amiga ou amigo para um simples café. Umas vezes com uma determinada intenção, outras vezes com outra. Umas vezes são apenas uns amigos que vão BEBER um café, outras vezes são “amigos” que vão TOMAR café. E friso bem a diferença entre o tomar e o beber, pois é sobre ela que vai recair grande parte deste post.
Pois bem, sendo eu uma jovem do sexo feminino assumidamente heterossexual, quando convido uma amiga para um café, seja a que horas do dia for, na mensagem que lhe mando ou no telefonema que lhe faço é a expressão “BEBER CAFÉ” que uso. Não quero, com toda a certeza, bater coro a essa minha amiga nem tão pouco mostrar-lhe que estou interessada em “pitá-la” (peço desculpa se a palavra está mal escrita, mas o meu dicionário de casa e do computador não a reconhece, mas sei que é uma expressão muito usada nos dias que correm).
No entanto, quando esse convite já é feito a um rapaz em que deposito esperanças para além da amizade e não conto ouvir a famosa frase do “Gosto muito de ti, mas como amiga!”, a expressão que uso é certamente “TOMAR CAFÉ”.
Não me perguntem o porquê desta distinção, não me perguntem porque é que a uso, mas a verdade é esta: Beber café vou com os meus amigos e as minhas amigas. Tomar café, vou com o meu engate do momento.
E agora que este assunto do beber e tomar está esclarecido, vamos lá falar daqueles lances que às vezes somos obrigados a visualizar quando vamos beber café. Sim, porque quando vamos tomar café estamos mais ocupados no nosso lance do que no dos outros. Sendo assim, já todos certamente viveram a situação de na mesa à frente ou ao lado daquela onde estão sentados, estar um casalinho ainda não enamorado, mas certamente já apaixonado, a trocar palavras carinhosas e histórias passadas de modo a conhecerem-se melhor. Certamente que esta situação não se passa como nos filmes e séries que vemos, mas tem muitos pontos
Na minha opinião há cafés próprios para estes momentos. Assim de repente só me lembro do Vela Latina aqui em Lisboa, na zona de Belém (talvez por não ser muito amante dos lances nos cafés). Já lá dei grandes risadas quando fui BEBER café. A partir das 21 horas podem ver-se por lá grandes bate-coros. Se souberem de mais algum estabelecimento que preencha estas características, por favor não hesitem em colocá-lo aqui, estou sempre disposta a conhecer novos sítios para ir tomar café ou então para ir quando estiver muito em baixo.
Fiquem bem e TOMEM muito café.