quarta-feira, 16 de maio de 2007

Se eu disser o que penso, tu dás-me o que quero?!

Muitas vezes durante a adolescência, as pessoas comentem o erro de acharem que podem dizer tudo em nome da tão afamada honestidade ou sinceridade. Á conta dessa brincadeira, muitas relações já acabaram e muitas pessoas já ficaram “magoadas comigo para sempre”. Isto tudo porque a sinceridade é normalmente uma “insensatez” a que as pessoas não estão habituadas.
Um pequeno monstro de duas caras, que toda gente supostamente acha bem, mas que na hora de dizer se teme e na hora de ouvir ninguém gosta!

É de facto é uma coisa (ainda mais) inesperada, quando vem de seres (diga-se homens) que são especialistas em dizerem tudo o que estiver ao seu alcance para nos levarem a fazer aquilo que eles querem! Sim, quem já não ouviu frases do género: “Eu juro que gosto de ti, agora podemos ir para cama?”. Estes amigos apelam a Deus e ao Diabo sem pudores, desde que eles tenham aquilo que querem, uma boa e grande noite, para contarem aos amigos!
Não digo porem (e não defendendo os homens) que muitas mulheres não se deixem enganar. Há situações óbvias de que eles só querem mesmo uma noite com tudo o que tem direito, e nós ou assumimos que queremos também ou não vale a pena vir depois dizer que não sabíamos e que estávamos tão apaixonadas, quando estava evidente, claro como a água o que se estava a passar.
Mas voltando à questão da sinceridade, aquela que eu falo aqui não é a do “essas calças não te ficam bem”, que dizemos entre amigas (e que mesmo assim nem toda gente gosta). É aquela sinceridade que magoa na hora mas que evita muitos imprevistos futuros, é aquela coisa do “Não gosto de ti, isto não vai a lugar nenhum. Mas podemos estar juntos à mesma”.
Como é que se reage a uma coisa tão estranha? Não é suposto os homens dizerem isto! Estamos sempre alerta para as mentiras, mas não estamos preparadas para tamanha sinceridade, não estamos preparadas para que eles digam exactamente aquilo que pensam, apesar de o estarmos sempre a pedir!

Chegamos agora ao centro da questão, pedimos sinceridade mas não aguentamos com ela. Estamo-nos sempre a queixar que eles nos enganam e não dizem a verdade, que são uns mentirosos cobardes sem coração (sim, sim eu já ouvi isto) mas quando eles dizem é desconcertante, principalmente quando eles dizem coisas que preferíamos não ouvir.
Vamos imaginar alguns cenários a título de exemplo:
1.“Desculpa, não quero andar contigo porque a tua melhor amiga é muito boa e eu acho que tenho hipóteses com ela, mas se tu não importares damos umas voltinhas à mesma”;
2.”O que eu quero mesmo é só uma noite e já agora não contes a ninguém por favor, é que não és assim tão gira e os meus amigos vão gozar comigo”;
3.“Nao quero ir tomar café, ir ao cinema ou sair contigo, quero mesmo é ir para a cama hoje e agora. Amanha?! Hum…amanha logo se vê, mas acho que não!”.
Parece duro não parece? Mas eles apenas estão a dizer o que pensam, sem nos enganarem. Nós (mais uma vez) só temos de decidir se enfrentamos a situação e aceitamos porque queremos o mesmo ou se os mandamos pastar directo e sem hipóteses.

Contudo, acho que a sinceridade é uma coisa à qual nos habituamos, é complicado gerir a principio, é chocante pensar como é que alguém tem o descaramento de nos dizer na cara certas coisas, mas leva-nos a uma relação sem subterfúgios, sem indirectas directas, sem meias palavras, sem insinuações, sem enganos – “está aqui e é isto” – e não quer dizer que no futuro não possa passar a amor e a meter nojo como todos os outros, só começa de maneira diferente (não por amor a primeira vista, como já foi referido anteriormente!).
As vantagens são evidentes, se eles dizem, nós também podemos dizer e isso torna as coisas francas, livres e abertas, a verdade dá calma e faz com que deixemos as perguntas típicas (e irritantes de tão banais) do: ” Afinal o que é que ele quer? Porque que é que isto não dá?”, mas principalmente evita os erros clássicos de achar que eles querem praticamente casar connosco e que estão perdidos de apaixonados quando eles só nos querem saltar para cima.

Claro que as opiniões neste caso divergem. Depois de perguntar a algumas pessoas, conclui que há muitas mulheres que preferem não saber, preferem o silêncio, preferem que eles não digam nada a que digam coisas tão horríveis e horripilantes como a verdade. Posso quase concluir que preferem enganar-se e depois fazerem-se de vítimas em vez de perguntarem na lata e aguentarem a resposta (como já foi dito neste blog, ou é ou não é, sem enganos). No entanto, como diz um velho ditado popular “a ignorância é felicidade”, mas felicidade durante quanto tempo?

14 comentários:

Anônimo disse...

eu penso que sou bastante sincero, honesto e directo...! hahahaha :D

Anônimo disse...

up yours .|.

Querida, estou confuso disse...

Grande kiko...

Sincero, honesto e directo sao grandes qualidades tuas...

E eu aprecio essas qualidades!
Nao me alongo mais...

Voces sabem que eu vos amo...

Muahh**

Anônimo disse...

eu axo que o kiko e' um cinico. e tenho dito.

Anônimo disse...

Duas coisas:

Primeira: Kiko, se és isso tudo porque é que eu ainda não bebi 3 minis à tua pala ????

Segunda: Mais um post com todo o sentido... se há coisa que eu odeio é ter de adivinhar o que é que ela quis dizer com aquilo.... lol é horrivel !!! :P

Bjufas

Anônimo disse...

2 coisas:

o mikke ker enfrascar-se à minha pala..

eu sou a favor da sinceridade! com a sinceridade poupa-se muitos desgostos e tristezas.

beijihnhossss

Anônimo disse...

olha qualquer dia compro 3 minis, baixo-te as calças, obrigo-te a sentar em cima delas e depois para cima, para baixo, cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo....

Anônimo disse...

qualquer hipótese que a kiki tinha comigo já a perdeu por causa de comentários como esse!

Anônimo disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Anônimo disse...

pensei que tu, melhor que ninguém soubesse o significado do verbo "beber"... pelos vistos enganei-me...
andas um bocadinho confuso... deve ser do habito... =P

bjufas

Querida, estou confuso disse...

Meninossss...

Entaooooo...juizinhooo...
LOL...
Tenho so que dizer uma coisa, a kiki rulaaa...HEHEHEHEHE...sinceridade acima de tudo!

Voces sabem que eu vos amo...

Muahh**

Anônimo disse...

a kiki rulou.....LOL

Anônimo disse...

esqueci-me de assinar.
fui eu k disse. eu kiko! LOL

Anônimo disse...

epah santa paciencia, cmo e que voces podem defender que a sincierdade excessiva nem sempre e o melhor caminho,quando voces sao as primeiras a fazer um uso ridiculo, e ofensivo da vossa sinciedade ? que n e sincierdade nenhuma ,é arrogancia, é infantilidade e é ter a mania que se sabe mto bem aqilo q s diz cm a maior das prepotencias, quandonao sabem nada. ainda noutro post disseram que as pessoas deviam olhar mais pa elas mesmas. LOL mas que contradição, nao sabem ter um discurso coerente e conciso?voces fartam se de julgar as pessoas, pegam em pormenores da treta so para critikarem e fazerem artigos de opiniao que sao confundidos com qualidade critica e profundidade de observação e analise, mas nao passam de miudas, sim miudas que acham que ja viveram tudo e que podem falar mal dos outros, e ciriticar os oturos como se fossem perfeias. ha gajos muito parvos, mas de certo que se fosse um nao queria nada convosco, parece que sao ressabiadas, credo. isso é falta dumacoisa que ca sei. que exagero, que falta de maturidade e nexo nas palavras. vejam aqilo que diem antes de dizerem porque e so ambiguidades e contradições. definam umaopiniao concreta antes de critikarem aqilo que voces proprias fazem. e depois querem tanto ter impacto com as vossas opinioes da treta, mas sao as primeiras a ofender, a gozar, a falarem do que pensam que sabem e que ainda por cima recorrem a ironia e ao cinismo dixendo voces sabem que vos avo, muahh, amas ? n fost tu que critikaste o uso excessivo da palavra amar ? LOL nao deves saber aqilo que pensas sobr as coisas. que coisa mais ridicula. muahh... coisamais pita. cresçam.