quarta-feira, 9 de maio de 2007

As regras do contrato

Depois do título muitos estão a pensar “contrato, que contrato?! Esta endoideceu!”. Mas calma, eu não endoideci (ainda não, LOL), este post hoje vem falar do contrato implícito que assinamos com outra pessoa quando entramos numa relação de “amizade colorida”.
Este novo tipo de relação tem o quê?! Uns 10 anos se tanto, sendo que no antigamente era considerado pecado, agora e considerado mais do que dado adquirido! Aquela coisa que é e não é, aquela liberdade e ao mesmo tempo vontade de estar com a outra pessoa, aquele nunca saber se estamos ou se não estamos, se vai dar ou senão vai dar, no fundo é um mais ou menos, um talvez que nem toda gente aguenta durante muito tempo. No final (sim, porque há sempre um fim), ou uma parte se agarra e a outra não, ou se agarram as duas ou acabam as duas. Eu obviamente, como defensora mor das relações bilaterais não acho piada à primeira opção, é chata, aborrecida e faz sofrer desnecessariamente, ou é para os dois ou não é para ninguém! Mas vamos esquecer os finais e concentrar-nos no durante…cláusulas (que não devem ser quebradas):
1. Ambas as partes são livres para estar com terceiros se assim o desejarem:
1a. Em caso disso acontecer deve ser estabelecido previamente se há ou não troca dessa informação;
1b. Nenhuma das partes deve fazer cenas, gritar, insultar, etc. Por mais chateado que se fique, deve manter-se a compostura e dizer-se o que se acha levemente e em tom casual, podendo o outro interromper sempre que quiser com um “mas eu achei que a nossa relação era aberta” ou até um “se não queres que eu faça mais isto, tens bom remédio” ou mesmo um “tu também fizeste, logo eu também posso fazer”;
2. As partes são livres para acabarem com a relação sem justificativas nem telefonemas, afinal nada de sério existe.
3. Nenhuma das partes se deve apaixonar se a outra não o fizer (é extremamente desagradavel estarmos numa de liberal e a outra pessoa estar perdidamente apaixonada!).
4. Não pode haver cobranças do género: “nunca estas comigo”, “não me ligas nenhuma”, “só queres estar com os teus amigos/as”, etc.
5. Nenhuma das partes deve chatear a outra se esta não quiser ser chateada, não há nada pior do que não querermos estar com uma pessoa e ela não parar de ligar e insistir. Quando se quer estar, está-se. Quando não se está, é porque não se quer.
6. Amizades coloridas podem não sobreviver a: distancias superiores a 50km, possível deterioração da forma física das partes, pessoas constantemente chatas, irritantes e com dores de cabeça.
7. As partes são livres para, estando no mesmo espaço geográfico, não quererem estar juntas.
8. As partes podem estar juntas em lugares públicos e no meio dos amigos, tendo no entanto de responder evasivamente aquela pergunta que os mais curiosos normalmente fazem do: ”voces andam, nao andam?”
9. Desde que ambos se sintam bem com isso e que não se importem com os possíveis comentários a/de terceiros, as partes podem fazer literalmente tudo (diga-se sexo e derivados), sem restrições!
10. As partes podem fazer todos os programinhas “românticos” que quiserem (sem meterem nojo, para isso mais vale namorar) como ir ao cinema, à praia, sair a noite, etc.

Esta é uma visão um pouco fria das coisas, mas para quem quer evitar o amor não há melhor. Se se mantiver a cabeça fria, com calminha, muitos amigos e saídas a mistura, e sem stresses parece-me uma relação praticamente ideal.
Aviso: Pessoas ciumentas, que não gostem de partilhar e que tenham mau-feitio não aguentam isto durante muito tempo.

P.S: Existem mais cláusulas que provavelmente eu não me lembro. Sintam-se à vontade para acrescentar o que acharem que é de direito!

3 comentários:

Anônimo disse...

o amor mete nojo!
não há nada melhor que as amizades coloridas!

Querida, estou confuso disse...

Obrigada pelo apoio kiko...eu sabia que alguem iria compreender!

As amizades coloridas rulaammm...

LOL

Voces sabem que eu vos amo...

Muahh**

Anônimo disse...

oi meu nome é Joselia eu acho que namorar mete nooojjjooooo , adorei esse contrato e acho que todos deviam cumprir essas normas ai seria ótimo......